terça-feira, 28 de outubro de 2008

CANDONGUEIRO

Uma das características principais do caótico trânsito é o fantástico irreverente e indisciplinado CANDONGUEIRO.
Eles são uma peça fundamental do transporte público de Luanda.
Quem não viveu esta realidade não tem hipótese de compreender a abrangência de serviços fornecidos pelo táxi do candongueiro.
O táxi do candongueiro é composto por uma carrinha, 95% delas Toyota Hiace importadas usadas, ninguém na Europa imagina o que estas carrinhas suportam, praticamente todas elas já rodaram 200.000 ou 300.000 Km na Europa e vêm acabar a sua vida a Luanda carregando 14 passageiros mais o condutor com carta de competição/todo o terreno e ainda o personagem mais carismático deste processo o cobrador angariador que para não ocupar um lugar da carrinha vai normalmente sentado na janela da porta de correr com o rabo de fora.
Todas estas carrinhas estão pintadas de azul de branco como podem ver nas fotos, no trânsito são como uma alcateia que tudo rodeiam e tudo devoram, não há nenhuma lei que os tire da sua ideia de rodar o mais depressa possível num trânsito completamente parado. Todas as manhãs transportam metade da população de Luanda dos muceques para o centro e vice-versa ao fim do dia, ou seja são capazes de transportar perto de 500.000 pessoas nos dois sentidos por dia.
Por incrível que pareça, grande parte das carrinhas têm bom aspecto exterior e praticamente todas tem jantes cromadas. No interior uma aparelhagem que dava para uma discoteca e um conjunto de bancos em que a parte do estofo foi cortada de modo a poder ser amovível (tiram lhe a fora posterior e os cantos superiores ficando em cima como que um gancho que prende na estrutura metálica). A maioria tem a janela traseira pintada com o nome por que é conhecido em letras Brancas por exemplo Fantástico, Migosta, Racing, Nganza, etc…
Mas sem sombra de dúvida que o personagem é o cobrador angariador ele tem varias tarefas: angariar clientes, gritar os muceques por iriam passar e cobrar os bilhetes. Nas paragens mais concorridas eles estão na rua angariando clientes até encherem a carrinha (14 Passageiros três bancos com 4 passageiros cada e mais dois junto ao condutor) quando começa a viagem com a lotação completa ele lá vai naquela posição caricata todo dobrado sentado na janela aberta com o dito cujo do lado de fora.
Para compreenderem todo este processo e terem uma ideia da grandeza do mesmo vão ao Google Earth e tentem percorrer algumas das ruas de Luanda e irão verificar que praticamente metade dos carros que vêem são carrinhas azul e brancas.
Ninguém fica indiferente a estes predadores de trânsito que na realidade fazem esta cidade funcionar trazendo a classe trabalhadora que vive nos muceques que rodeia a cidade.

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